top of page
Lais Yamashiro

Hanami Confeitaria | A confeitaria com toque japonês





Semana passada, estava fotografando para um cliente quando derrepente ele chegou com uma sacola de doces para a gente beliscar. Foi aí que acabei conhecendo essa confeitaria que tinha tudo a ver comigo: inspirada no Japão, com um conceito envolvendo Sakura (flor de cerejeira) no nome.


Hanami(花見 "contemplar as flores") é costume tradicional japonês de “contemplar ou apreciar as flores” e o hábito está associado principalmente ao período de Sakura, que é quando as flores de cerejeiras desabrocham.




A confeitaria tem muita referência japonesa no branding da marca. Percebi isso no design dos doces (tem aquela delicadeza e beleza culinária asiática, sabe?), no sabor (doces mais leves, sem aquela bomba de açúcar) e em algo que me chamou muito a atenção que eu só tinha visto quando visitei o Japão no final do ano passado: opção de Fukubukuro, as famosas sacolas da sorte japonesas.


Para quem não sabe o que é, o final de ano no Japão é a época onde várias lojas costumam fazer sacolas com produtos variados por um preço promocional. Uma loja pode ter vários tipos de sacolas diferentes por preços diferentes, levando em consideração que: quanto maior o valor, maior a chance de vir um produto mais diferenciado. O mais legal é que os produtos dentro da sacola nunca serão inferiores ao valor total gasto para adquiri-la, ou seja, você nunca sairá no prejuízo.


Agora que vocês já sabem o que é Fukubukuro, já entenderam o que quis dizer: no Hanami, há essa opção onde você paga um valor promocional por alguns doces sortidos do cardápio da confeitaria. E isso, inclusive, foi o que pedi para testar o delivery deles.






O QUE VEIO no meu Fukubukuro?

Moranko: Mousse de morangos frescos com recheio de anko (doce de feijão) e glaçagem vermelha;

Tropical: Mousse de coco recheado de compota de banana e coberto por glaçagem de maracujá e decorado com uma mini escultura de chocolate;

Bolo Gelado: Bolo gelado de baunilha com recheio de doce de leite com coco e gengibre;

Alfajor Cítrico: Alfajor recheado de doce de leite cítrico coberto por chocolate belga meio amargo.


Esse eu pedi para experimentar, não fazia parte do Fukubukuro: Mille Crepe de Chocolate Belga: "Bolo" de crepe com mousse de chocolate belga e ganache.


Algumas notas que quero pontuar:

• A Marca

Nem preciso dizer que, como designer e amante da cultura japonesa, amei todo o conceito por trás dela, né? Mas tudo bem, vou repetir: eu ameeeeeei! Há significado, trás curiosidade pela cultura e pela culinária sem contar que a Identidade Visual é notada até por quem não tem conhecimentos na área. O que é diferente, atraí olhares!


• Os docinhos

Ainda não provei todos os doces do cardápio, mas sobre os que experimentei, posso dizer que me lembraram muito os doces que comi no Japão por serem mais leves. O meu favorito até agora foi o Choux Cream, que foi o que meu cliente me trouxe de surpresa, infelizmente não tenho foto :( Ele é uma Massa choux com cobertura crocante de amêndoas recheada com creme leve e aerado, e sério, é muuuito creme e derrete na boca. O tamanho dele também me surpreendeu.


• Delivery

Como vocês podem ver nas fotos, os doces são bem delicados e chegaram super bem aqui em casa. Moramos no mesmo bairro que a Confeitaria, mas mesmo assim fiquei impressionada de terem chegados inteiros, principalmente o moranguinho em cima do creme hahahaha


• Espaço Físico

Por enquanto, não posso postar nem fotos e nem uma dedicatória pois ainda não tive a oportunidade de ir conhecer o Hanami pessoalmente. Logo menos, a confeitaria irá abrir para visitantes então por enquanto só temos a opção de pedir no conforto da nossa casa.


Onde pedir?

Aplicativo Hanami Confeitaria (apenas para Android), iFood ou Rappi. Eles também aceitam encomendas via WhatsApp ou pelo site. (www.hanamiconfeitaria.com.br).




A Hanami Confeitaria nasceu no final de 2019 através do sonho do nosso Chef Cesar Yukio e de sua família, visando difundir mais as tradições e culturas japonesas através dos doces e quebrando paradigmas de que a confeitaria japonesa se baseia apenas em "bolinhos de arroz" e "doces de feijão". A importância dos doces no washoku (culinária tradicional japonesa) é tão grande que data antes mesmo de Cristo e mostra todo o crescimento japonês ao longo da história e como ele influenciou tantas outras culturas mundiais, como o Brasil.







Siga no Instagram:

• Chefe Cesar Yukio: www.instagram.com/cesaryukio/

• Hanami Confeitaria: www.instagram.com/hanamiconfeitaria/


Me siga também, assim você nunca perde nenhum post pois sempre aviso por lá:


Espero que tenham gostado de conhecer o Hanami Confeitaria, assim como eu gostei! Nessa quarentena, estou pedindo alguns delivery para fazer esse tipo de post, já que ainda não estou frequentando os cafézinhos daquele jeito que eu amo. Mas o que importa, é que tudo volte ao normal enquanto estamos nos cuidando!


Lavem as mãos, migles! Até o próximo post :)

Comments


bottom of page